O Clube das Cidades Sustentáveis se reuniu no dia 5 de fevereiro de 2021 para um webinar sobre o FASEP (Fundo de estudos e de apoio ao setor privado), uma ferramenta da Direção Geral do Tesouro francesa (DG Trésor) para desenvolver as exportações das empresas francesas. Após uma apresentação do mecanismo por representantes do Serviço Econômico Regional de Brasília, o projeto FASEP realizado na cidade de Itu (Estado de São Paulo) foi apresentado – a título de ilustração – pelo Sr. Julien Guittet da empresa Bluspark (líder).

Fundada em 2018, a start-up Bluspark desenvolveu uma plataforma on-line e um aplicativo da web que permite que as comunidades que operam serviços públicos se comuniquem e trabalhem de forma colaborativa com seus parceiros e usuários. Lançado em fevereiro de 2020, o projeto FASEP implementado pela Bluspark no Brasil está sendo realizado em benefício da cidade de Itu, localizada no estado de São Paulo e com 170 000 habitantes. A start-up está colaborando com a autoridade pública de água e saneamento, permitindo a comunicação, os alertas e o gerenciamento de intervenções “ao vivo” por meio da plataforma. Isso não apenas reduz as emissões líquidas de CO2 em cerca de 10 toneladas/agente/mês, mas também permite uma melhor antecipação e gerenciamento de intervenções diante de riscos.

A reunião do Clube Cidades Sustentáveis terminou com uma sessão de perguntas e respostas e foi uma oportunidade para reiterar o objetivo -compartilhado tanto pelo Serviço Econômico Regional de Brasília quanto pelo Clube das Cidades Sustentáveis- de contribuir para o desenvolvimento de projetos brasileiros que fazem parte de uma abordagem de desenvolvimento sustentável, explorando e promovendo o know-how e a excelência franceses!

Veja abaixo o testemunho da start-up Bluspark sobre a ferramenta FASEP: