Clube Cidade Sustentáveis Brasil / Club Villes Durables Brésil

Em um país continental, de 12 vezes o tamanho da França em termos de território, o desenvolvimento da infraestrutura de transporte e da mobilidade urbana de baixo carbono representa um desafio considerável para o presente e o futuro do Brasil. É importante promover o transporte de pessoas e bens viabilizar projetos que reduzam seus custos logísticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e o controle do impacto sobre o clima, a biodiversidade e o meio ambiente.

Os projetos do Brasil abrangem todos os meios de transporte: rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo, aéreo, mobilidade urbana motorizada ou “ativa” (suave).

© DVDH

No Brasil, 85% da população é urbana. O país tem 17 cidades com mais de um milhão de habitantes. A Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) aponta que 39% das viagens urbanas são feitas a pé, 2,5% de bicicleta, 4,5% de motocicleta, 26% de carro particular e 28% de transporte público, das quais 85% são de ônibus. No dia de hoje, 90 milhões de brasileiros são usuários diários do transporte público e dependem em 50% dele para sua mobilidade.

O Clube Cidades Sustentáveis promove intercâmbios bilaterais entre Brasil e França sobre projetos estruturantes, troca de experiências sobre políticas públicas  observatórios de mobilidade urbana e transporte interurbano, modos de governança em nível metropolitano, estruturação de projetos de concessão e PPPs – sobre soluções, tecnologias, know-how e serviços para transporte de baixo carbono e mobilidade urbana.