Clube Cidade Sustentáveis Brasil / Club Villes Durables Brésil

Representando 70% do PIB e menos de 1% do território, as cidades brasileiras tem impactos significativos sobre o meio ambiente e o clima. Elas são responsáveis por 75% das emissões de gases de efeito estufa, 70% do consumo de energia e 70% das emissões de resíduos.

Elas também estão particularmente expostas à poluição sonora, poluição do ar, poluição do solo e poluição da água. Elas são vulneráveis às consequências das mudanças climáticas. A seca histórica de 2021 evidenciou a dependência das cidades e do país à produção hidrelétrica. As chuvas excepcionais do início de 2022 levaram a deslizamentos de terra e enchentes que afetaram severamente a infraestrutura urbana e as pessoas que ali moram.

O desenvolvimento urbano e o planejamento territorial devem limitar sua pegada ecológica, se adaptar às perspectivas da mudança climática e integrar soluções e serviços de alta qualidade ambiental: tratamento de águas residuais e pluviais, integração de espaços verdes e recreativos, construções e edifícios com baixo impacto ambiental, descontaminação de solos poluídos, preservação da biodiversidade na cidade, limitação da poluição sonora, qualidade do ar exterior e interior nos edifícios, etc.