Em um contexto global de transição energética e ecológica, o Brasil está passando por uma transição digital particularmente rápida e profunda. A economia digital está crescendo rapidamente no Brasil e já respondia por quase 22% do PIB brasileiro em 2020. O Brasil é um líder na América Latina em termos de volume de investimentos em TI (45% dos investimentos na região, ou seja, USD 62,4 bilhões em 2019). O mercado brasileiro é particularmente aberto às inovações digitais. De fato, 81% dos brasileiros têm acesso à Internet (4º maior mercado do mundo; a média mundial é de 62%) e a taxa de penetração dos telefones celulares é superior à 77%. O país tem 234 milhões de assinantes de telefones celulares e 36,2 milhões de contratos de Internet de banda larga. O Brasil é o 3º maior mercado do mundo para downloads de aplicativos móveis. A implantação progressiva da 5G também oferecerá novas oportunidades em termos de serviços digitais, objetos conectados, etc.
© IRD – Michel Jégu
Em meio à um processo de transição digital, as cidades são um ótimo terreno de desenvolvimento de soluções e serviços digitais que contribuam para a qualidade de vida, segurança pública e desenvolvimento sustentável: monitoramento e regulação inteligente em tempo real do tráfego urbano; logística, entrega e otimização do comércio eletrônico; bilhetagem e otimização de viagens urbanas; iluminação urbana inteligente e economia de energia, monitoramento da qualidade do ar; gestão de riscos (climáticos, acidentais, etc.) e informação para os cidadãos; segurança urbana e vigilância por vídeo; desenvolvimento de soluções de trabalho remoto; centros de supervisão e gestão, etc.
O Clube Cidades Sustentáveis promove e disponibiliza a expertise francesa para a implantação de soluções e serviços digitais e inteligentes em prol do desenvolvimento urbano sustentável.