No dia 8 de fevereiro de 2022, o Conselho Empresarial França-Brasil do MEDEF Internacional e a Embaixada da França no Brasil, em colaboração com o Conselho Nacional dos Conselheiros do Comércio Exterior da França (CNCCEF), a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira (CCFB) e o Clube Cidades Sustentáveis no Brasil, organizaram um webinar com o Sr. Gustavo Montezano, Presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Sr. Fábio Abrahão, Diretor de Concessões e Privatizações do BNDES e Sr. Gabriel Ervilha, Chefe de Relações com Investidores do BNDES.
Na presença da Sra. Brigitte Collet, Embaixadora da França no Brasil, este evento foi sobretudo uma oportunidade para compreender melhor a visão, desafios e prioridades do BNDES e discutir as oportunidades oferecidas pela carteira de projetos de concessões, PPP e privatizações que o banco está ajudando a estruturar e trazer para o mercado.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um órgão público federal criado em 1952, é o principal instrumento do governo brasileiro para promover investimentos de longo prazo. Ele opera em estreita coordenação com o Ministério da Economia e desempenha um papel fundamental na economia do país. Além disso, o BNDES apóia o desenvolvimento do Brasil participando do financiamento de grandes projetos de infraestrutura, assim como de PMEs. O BNDES é um agente-chave para entender as oportunidades oferecidas pelo Brasil, assim como para acessar seu mercado.
O BNDES ajuda a estruturar a carteira de projetos de concessões e PPP para o Estado Federal, bem como para os Estados e municípios federados, especialmente nas áreas de água e saneamento, rodovias, portos, mobilidade urbana (metrôs, VLT), iluminação pública e certos ativos ambientais, tais como parques e florestas. Além disso, o BNDES está atualmente envolvido na estruturação de grandes privatizações, tais como as da Eletrobras (empresa pública de eletricidade) e Correios (empresa pública de correios).