Por ocasião do 1º aniversário da assinatura da Declaração de Intenções entre a República Francesa e o Estado de São Paulo (assinada em 9 de agosto de 2021 pela Embaixadora da França no Brasil, Sra. Brigitte Collet, e pelo ex-Governador do Estado de São Paulo, Sr. João Doria), o Consulado Geral da França em São Paulo aderiu ao Acordo Ambiental de São Paulo, como observador internacional, em um evento dedicado ao tema, ocorrido na CETESB (agência ambiental do Estado de São Paulo) no dia 9 de agosto de 2022.
Este acordo visa incentivar empresas, associações e municípios de São Paulo a assumir compromissos voluntários para avaliar e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, a fim de manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C e contribuir para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.
A adesão ao Consulado Geral da França, como observador internacional, promoverá o intercâmbio de experiências entre as políticas públicas brasileiras, francesas e européias em termos de combate e adaptação às mudanças climáticas, da pegada de carbono e de apoio às empresas e autoridades locais em direção a uma economia de baixo carbono.
O evento, que reuniu mais de uma centena de participantes, foi uma oportunidade para o Sr. Yves Teyssier d’Orfeuil, Cônsul Geral da França em São Paulo, relembrar a forte cooperação bilateral entre a França e o Brasil em termos de desenvolvimento sustentável. A Sra. Patricia Faga Iglecias Lemos, Presidente e Diretora da CETESB, apresentou o Acordo Ambiental de São Paulo e compartilhou sua visão sobre os desafios e as perspectivas de desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo. A Sra. Andressa Borba também compartilhou seu entendimento sobre o envolvimento e a experiência do Grupo Leroy Merlin no desenvolvimento do acordo, assim como a ligação estabelecida com a estratégia da empresa para o desenvolvimento sustentável e a luta contra a mudança climática.
O compromisso de várias empresas francesas – incluindo Arkema, Carrefour, GPA Group, Greenyellow, Leroy Merlin, Tereos – que há muito tempo são membros do Acordo Ambiental de São Paulo, também foi reconhecido. Juntas, essas empresas representavam 887 das 1.639 unidades que assinaram o acordo até o momento – ou seja, 54%.