No dia 9 de dezembro de 2020, uma nova reunião do Clube Cidades Sustentáveis no Brasil foi realizada. Essa reunião permitiu que os membros se reencontrassem após um ano de pandemia, que prejudicou muitas atividades, e também trocassem informações sobre seus desafios e notícias recentes.

Mais especificamente, a reunião proporceu uma apresentação das atividades da Transdev do Brasil e do projeto da Linha 6 do metrô de São Paulo. O maior projeto de PPP da América Latina representa um investimento total de quase 14,5 bilhões de reais (quase 2,4 bilhões de euros). Com 15 estações (cobrindo 15 km da cidade de São Paulo), essa linha de metrô subterrânea deverá ter um grande impacto na mobilidade urbana, com um tráfego previsto de 600 000 passageiros/dia e mais de 30 000 passageiros na hora do “rush”. Foi destacada a participação francesa nesse projeto (Alstom, STOA Infra & Energy, Setec Hidrobrasileira, Transdev).

A participação ativa do Clube na conferência Connected Smart Cities, realizada on-line em setembro de 2020 e com a participação de 10 000 pessoas, também foi lembrada. Especialmente, o Clube moderou e participou de dois painéis. O primeiro (9 de setembro de 2020) foi dedicado à experiência francesa em termos de “Mobilidade – Cibersegurança – Cidadania” e foi intitulado “A eficiência da mobilidade urbana: big data, segurança de dados e respeito à privacidade dos usuários-cidadãos na era do novo normal”. O evento contou com a participação da Alstom, Citelum EDF, Systra e Toulouse Métropole; Françoise Meteyer-Zeldine foi a moderadora. No segundo painel (10 de setembro de 2020), as discussões se concentraram em questões relacionadas a água e saneamento e ao destacaram estudos de caso e parcerias internacionais entre a França e o Brasil. O painel foi intitulado “A nova estrutura legal e os desafios de gestão e tecnologia em benefício do cliente-usuário” e envolveu as empresas Bluspark e Setec Hidrobrasileira, bem como a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) do Brasil. O Sr. Yves Besse foi o moderador.

A reunião também proporcionou a oportunidade de revisar as atividades do Clube em 2020 – com, em particular, a chegada de 8 novos membros: Transdev, Bluspark, Sebico, Vergnet, DVDH, EasyWatt, Meu copo eco e Movisafe – e discutir o programa projetado para 2021. Por fim, essa reunião proporcionou a oportunidade de apresentar o Sr. Mathieu Rivallain, Conselheiro Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França desde outubro de 2020; e de prestar homenagem ao trabalho da Sra. Françoise Meteyer-Zeldine, ex-Conselheira de Desenvolvimento Sustentável (2015-2020), que fez uma grande contribuição para a criação do Clube Cidades Sustentáveis.