A primeira reunião de 2023 do Clube Cidades Sustentáveis ocorreu no dia 16 de março. O Sr. Mathieu Rivallain, Conselheiro de Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França, começou apresentando as novidades do Clube para 2023 e relembrando a eleição do Sr. Eric Farcette, Diretor de Vendas da Alstom no Brasil, como Presidente do Clube. Uma mesa redonda deu aos membros do Clube a oportunidade de compartilhar suas novidades.
A segunda parte foi dedicada a uma apresentação do projeto “M.A.R.U.”, um projeto piloto para fortalecer o monitoramento e a avaliação do saneamento urbano em duas bacias hidrográficas prioritárias, financiado pelo programa FASEP. Esse projeto está sendo desenvolvido sob a coordenação do OiEau (Escritório Internacional da Água). Os representantes do OiEau, o Sr. Nicolas Bourlon, o Sr. Paul Haener e a Sra. Léa Pascal, deram detalhes do trabalho realizado durante a fase de diagnóstico, e dos desdobramentos (atualmente em andamento) envolvendo o cruzamento de imagens de satélite com pesquisas in situ, para avaliar a qualidade da água em locais pilotos.
O Sr. Marcio Peixoto, representante da AGEVAP, complementou essas observações apresentando as duas agências de bacia beneficiadas pelo projeto: a PCJ -que fornece água para a região metropolitana de São Paulo- e a AGEVAP -que fornece água para a região metropolitana do Rio de Janeiro-. No âmbito do projeto M.A.R.U., ele enfatizou que um dos pontos fortes foi a troca de experiências e boas práticas, tanto entre os participantes franceses e brasileiros quanto entre as próprias agências de bacia.
As discussões foram concluídas com uma apresentação do programa FASEP proposto pelo Tesouro francês (para saber mais, clique aqui).