A Sra. Paula Faria, CEO da Necta e criadora do evento Connected Smart Cities and Mobility Digital Xperience, fala sobre a participação do Clube Cidade Sustentáveis na edição 2020 do evento: “A parceria com o Club Villes Durables nesta edição do evento gerou resultados muito importantes, permitindo que dez organizações do Clube confirmassem sua participação no CSCM DX 20. As organizações francesas têm uma longa experiência na implementação de políticas públicas, focadas no desenvolvimento de cidades inteligentes e com resultados efetivos. Nesse sentido, a troca de experiências dessas organizações é essencial para acelerar os processos de desenvolvimento no Brasil. “É uma honra para nós termos, pela primeira vez, o prestígio do Clube Cidades Sustentáveis e já obtermos resultados tão fundamentais para a construção dessas cidades no país. Contaremos também com a contribuição da organização para o Fórum, por meio de uma agenda estratégica, que abordará com profundidade questões relacionadas ao saneamento básico e à mobilidade no âmbito de dois painéis específicos promovidos pelo Clube Cidades Sustentáveis. Não há dúvidas de que essa parceria será sustentável e beneficiará ainda mais as atividades da cooperação franco-brasileira”, concluiu Paula Faria. Clique aqui para ler o artigo do Connected Smart Cities sobre esse assunto.

O painel “Mobilidade, segurança cibernética, cidadania” será realizado no segundo dia do evento (09/09), das 11h às 13h. A mobilidade, cada vez mais compartilhada e conectada, é construída em torno da cooperação de sistemas de informação díspares operados por múltiplos atores, graças à hiperconectividade de seus componentes (desde smartphones até os próprios meios de transporte). Três eixos complementares devem ser privilegiados em uma abordagem global e interdisciplinar da cibersegurança: a proteção dos atores (fabricantes e usuários finais), a segurança dos equipamentos e serviços e o respeito à privacidade dos usuários. Os palestrantes desse painel abordarão esses temas de maneira didática, com base em casos concretos que ilustram o know-how francês nessa área, desde a gestão multimodal no tempo da Covid (Alstom, no Panamá) até o veículo de transporte público autônomo (Toulouse Métropole), com o “cidadão-usuário” no centro do sistema (Systra e Citelum).

No dia 10/09, das 11:00 às 13:00, será realizado o painel “Saneamento”, que discutirá sobre o novo marco legal e as novas tecnologias a serviço do cliente final. O painel contará com a participação das empresas francesas Bluspark e Setec Hidrobrasileira, além da SEPPI, Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos brasileiro. A ideia do painel é demonstrar que o novo marco legal do saneamento, para ser eficaz e permitir a implementação de novos projetos, deve:

• Ser acompanhado de modelos adaptados à realidade dos municípios: o caso da cooperação com a SEPPI e a produção de modelos de contratos na área de gestão de resíduos, bem como o projeto piloto de Volta Redonda;
  • Ter dados para calibrar os projetos, tanto técnica quanto economicamente;
  • Estabelecer um novo relacionamento com os usuários (que são mais clientes do que usuários) e, portanto, apropriar-se de novas técnicas digitais para melhorar o desempenho e a comunicação com os usuários (Bluspark).