No dia 13 de abril de 2022 – Dia da Terra – os membros do Clube Cidades Sustentáveis se reuniram (fisicamente, a primeira vez desde o início da pandemia), para um workshop “Mural do Clima”, organizado em parceria com o escritório I Care & Consult, membro do Clube. Ainda que a importância das questões climáticas não necessite de maior demosntração, as consequências das mudanças climáticas são cada vez mais tangíveis no Brasil, como testemunham as secas históricas de 2021, ou ainda as enchentes do início de 2022.

O Mural do Clima faz parte de uma dinâmica colaborativa e criativa, baseada em fundamentos científicos e com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as questões climáticas de forma lúdica. O desafio é compreender os principais mecanismos e equilíbrios que regem o clima e identificar as causas e conseqüências de sua alteração. O Mural Climático permite assim que as pessoas percebam a complexidade da mudança climática e adquiram uma visão geral da mesma, a fim de compreender e agir efetivamente. Além das informações científicas, o Mural Climático é baseado em jogos, criatividade e dinâmica coletiva entre os participantes.

Após uma apresentação do “Green Hub São Paulo”, incubadora de starups da cidade de São Paulo, que sediou o evento, e uma introdução às causas e conseqüências da mudança climática, iniciou-se a construção do mural pelos 25 participantes, através de vários grupos e em uma dinâmica coletiva de criatividade e contribuição pessoal: cada participante pôde assim contribuir para a elaboração do mural, compartilhando sua própria experiência, percepção e representação das questões climáticas. Em seguida, uma fase de feedback coletivo permitiu o compartilhamento de informações, idéias e emoções que emergiram do brainstorming. Mais especificamente, houve uma reflexão e discussão sobre as ameaças climáticas que as empresas estão enfrentando, e as ações e soluções concretas para enfrentá-las. Este evento foi uma oportunidade para todos se tornarem Embaixadores do Clima, tanto em seu ambiente profissional quanto pessoal!

Após a sessão, o município de São Paulo realizou vários Murais do Clima em diferentes departamentos municipais.