No dia 15 de junho de 2021, o Conselho Empresarial França-Brasil do MEDEF Internacional, em colaboração com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) do Ministério da Economia do Brasil e o Serviço Regional de Economia de Brasília, e em parceria com o Conselho Nacional dos Conselheiros de Comércio Exterior da França (CNCCEF), a Câmara de Comércio Bilateral no Brasil (CCFB) e o Clube Cidades Sustentáveis, reuniu em formato de webinar cerca de cem representantes de empresas francesas em torno da Sra. Martha Seillier, Secretária Especial do PPI.

Apesar dos desafios econômicos impostos pela pandemia, o governo brasileiro tem feito progressos na implementação de seu ambicioso programa de desestatização. Criado em 2016, o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) tem como objetivo expandir e acelerar as parcerias entre entidades públicas e empresas privadas por meio da implementação de projetos de concessão, PPP ou privatização.

Esse programa se reflete na definição de novos projetos e no relançamento de concessões para muitos ativos importantes em infraestrutura de transporte (aeroportos, terminais portuários, ferrovias, rodovias), energia, minas, água e saneamento. Os primeiros lotes de concessões com prazo de 30 anos já foram leiloados, atraindo a atenção de empresas francesas. Novos lotes serão oferecidos em breve, totalizando 87 ativos a serem oferecidos ao setor privado este ano.

Nesse contexto, essa reunião on-line foi uma oportunidade para:

  • Compreender melhor os principais projetos do portfólio do Programa de Parcerias de Investimentos, especialmente os relacionados a transporte e mobilidade urbana, energia renovável, água e saneamento;  
  • Entender melhor os desenvolvimentos regulatórios e setoriais atualmente em andamento;
  • Trocar informações sobre os projetos de empresas francesas no Brasil, incluindo suas dificuldades e obstáculos, a fim de facilitar o desenvolvimento delas nesse mercado.