Os membros do Clube Cidades Sustentáveis no Brasil se reuniram no dia 15 de dezembro de 2021 para uma reunião com foco em finanças verdes, desenvolvimento urbano e projetos de infraestrutura.

A Sra. Tatiana Assali, Gerente de Programas de Finanças Sustentáveis na SITAWI, abriu a sessão com uma apresentação do setor do financiamento sustentável, incluindo as tendências e oportunidades que ele representa para o desenvolvimento urbano.

O Sr. Philippe Serres, Diretor Regional para a América Latina da Proparco – uma subsidiária da Agence Française de Développement dedicada ao setor privado – deu continuidade a essas observações para apresentar os projetos e financiamentos “verdes” implementados pela Proparco e pelo Grupo AFD. Essa foi uma oportunidade de compartilhar a visão dessas organizações em relação ao financiamento sustentável, bem como as ferramentas úteis para sua mobilização.

Essa reunião também foi uma oportunidade para o Sr. Jean-Emmanuel Seixas, Presidente do Clube, e o Sr. Mathieu Rivallain, Conselheiro Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França no Brasil, revisarem a atividade do Clube Cidades Sustentáveis para o ano de 2021. Além de várias reuniões, o Clube recebeu 8 novos membros: Schneider Electric, Calypso Network, Hydroplus, MND, Greentech, Elydan, Kayrros e Greenyellow.

Esse momento também foi uma oportunidade de voltar aos projetos implementados por meio do mecanismo FASEP da Direção Geral do Tesouro francesa (DG Trésor) pela Egis (estudo de viabilidade de linhas de teleférico em Salvador da Bahia), Bluspark (plataforma digital para melhorar os serviços municipais de água e saneamento), OIEau (fortalecimento do monitoramento e da avaliação do saneamento urbano em duas bacias hidrográficas), DVDH (estudo de viabilidade de uma linha de VLT em Niterói) e Hydroplus (elevação da barragem de Floresta Azul com o demonstrador Smart Fusegate®).

Por fim, o Sr. Mathieu Rivallain, Conselheiro Desenvolvimento Sustentável, retomou os acordos de cooperação França-Brasil em 2021: declaração de intenções entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (Brasil) e o Ministério da Transição Ecológica (França) (em preparação), declaração conjunta do Consórcio do Nordeste e da Embaixada da França no Brasil (assinada no verão de 2019) e declaração de intenções entre o Estado de São Paulo e a Embaixada da França no Brasil, assinada em agosto de 2021.