O Clube Cidades Sustentáveis reuniu-se no dia 17 de novembro de 2022 para discutir o seguinte tópico: “Grupo AFD, posicionamento e perspectivas de financiamento das cidades sustentáveis no Brasil”. A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) é uma instituição financeira pública que ajuda a implementar as políticas de desenvolvimento e de solidariedade internacional da França. Presente no Brasill há 15 anos, a AFD movimenta financiamentos sob a forma de empréstimos e subvenções, em benefício de atores públicos, em serviço de diversos setores estratégicos para o Brasil, como o desenvolvimento urbano, a mobilidade de baixo carbono, saneamento e energia com vistas ao desenvolvimento sustentável, o combate às mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade e a redução das desigualdades. Sua subsidiária Proparco, também presente no Brasil, acompanha diretamente o setor privado, com os mesmos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O Sr. Léo Gaborit, Diretor Adjunto da AFD no Brasil, o Sr. Philippe Serres, Diretor Regional da Proparco na América do Sul, e a Sra. Elisa Alves, Gerente de Projetos da AFD, recordaram a presença e as prioridades da atuação do Grupo AFD no Brasil (AFD, Proparco, Expertise France, STOA Infra & Energy). Além da apresentação das equipes de Brasília (AFD) e São Paulo (Proparco), as discussões destacaram o compromisso de 2,9 bilhões EUR para a AFD (dos quais 72% em co-benefício climático) e 1,3 bilhões EUR para a Proparco (dos quais 70% em co-benefício climático) no Brasil desde 2007.

As prioridades da AFD incluem o apoio às áreas urbanas, a gestão integrada e a preservação dos recursos hídricos e o estabelecimento de parcerias para o clima e as ODS. A Proparco se concentra principalmente no financiamento de projetos de infraestrutura (saneamento, eficiência energética, etc.), e de projetos com alto impacto climático, particularmente nos setores agrícola ou industrial, e no setor financeiro (privado), que está redirecionando seu financiamento no Brasil para setores estratégicos.

Finalmente, a apresentação da carteira de projetos atuais e futuros do Grupo AFD no Brasil proporcionou uma oportunidade para um proveitoso intercâmbio entre os palestrantes e os cerca de 30 participantes. As perguntas e as respostas forneceram uma oportunidade para entrar em detalhes sobre os processos de instalação e gestão dos projetos financiados pelo Grupo AFD, as necessidades identificadas no Brasil nestes setores-chaves e o posicionamento da oferta francesa nesta área.