No dia 23 de junho de 2021, uma nova reunião do Clube Cidades Sustentáveis no Brasil foi realizada, com foco no setor de água e saneamento e, em particular, sua avaliação e perspectivas, um ano após a adoção da nova estrutura regulatória nacional.

A reunião começou com algumas palavras de boas-vindas e dados contextuais do Sr. Jean-Emmanuel Seixas, Presidente do Clube, do Sr. Sébastien Andrieux, Chefe do Serviço Econômico Regional de Brasília e do Sr. Mathieu Rivallain, Conselheiro Desenvolvimento Sustentável.

Em seguida, o Sr. Pedro Maranhão, Secretário Federal de Água, Saneamento e Gestão de Resíduos (Ministério do Desenvolvimento Regional do Brasil) tomou a palavra para lembrar a todos do novo marco regulatório para água e saneamento no Brasil, adotado em julho de 2020. Essa também foi uma oportunidade para apresentar o progresso e o trabalho em andamento no Ministério do Desenvolvimento Regional e na Agência Nacional da Água e Saneamento (ANA), mas também sua percepção dos desafios futuros no setor.

Mais especificamente, sobre as questões de regionalização e treinamento de consórcios municipais previstos pela nova estrutura regulatória, o feedback do Estado de Minas Gerais foi fornecido pela Sra. Marília Carvalho de Melo, Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e pela Sra. Lília de Castro, Diretora de Água e Saneamento.

Também falaram o Sr. Gabriel Ervilha, Chefe do Departamento de Relações com Investidores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Sra. Luciene Machado. O banco nacional de desenvolvimento apresentou a estruturação dos seus projetos, bem como seu portfólio para 2021 no setor de água e saneamento, contando com o feedback da concessão da CEDAE (companhia pública de água e saneamento do Estado do Rio de Janeiro).

A reunião foi encerrada com trocas com as empresas participantes, especialmente no que diz respeito às “boas práticas” necessárias para a implementação efetiva do marco regulatório brasileiro de água e saneamento. A Setec Hidrobrasileira aproveitou a oportunidade para discutir a estruturação de um projeto de tratamento de esgoto no município de Volta Redonda, realizado no âmbito da parceria entre a Caixa Econômica e a Agence Française de Développement (financiamento FEP-FAPS).