O Clube de Cidades Sustentáveis se reuniu no dia 24 de março de 2021 com o seguinte tema: “Eficiência energética, iluminação pública e smart cities. Após algumas palavras de boas-vindas do Sr. Jean-Emmanuel Seixas, Presidente do Clube, e do Sr. Mathieu Rivallain, Conselheiro Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França, essa reunião foi estruturada em torno de varias palestras.

A primeira parte se concentrou na apresentação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Brasil sobre os temas de eficiência energética e iluminação pública. O Sr. Manuel Renato Machado Filho, Diretor na Secretaria Especial do PPI, apresentou as atividades desse programa e seus planos para 2021. O banco público Caixa Econômica, representado pelos Srs. Alexandre Honorio Cayres e André Oliveira de Araújo, completou a apresentação com uma visão geral de sua atividade e seu papel no apoio a projetos municipais nas áreas de eficiência energética e iluminação pública.

Esses elementos de contexto permitiram a abertura de intercâmbios sobre a cooperação França-Brasil e, particularmente, o projeto FEXTE PPP (parceria público-privada) na área de iluminação pública. Esse projeto de cooperação franco-brasileira foi apresentado pela Agence Française de Développement – representada pelo Sr. Lamine Sow – e pela Expertise France – representada pelas Sras. Carole Devidal, Jacqueline Poncet e Marie d’Arifat e pelo Sr. Nicolas Bourlon.

Além disso, alguns atores franceses do setor de eficiência energética e iluminação pública intervieram para apresentar suas atividades e projetos no Brasil, mas também para compartilhar suas visões do setor e das perspectivas, desafios e questões que poderiam ser abordadas em conjunto: as empresas Engie (representada pelo Sr. Kevin Alix), Citelum (representada pelo Sr. Marcus Cunha) e Omexom (representada pela Sra. Anna Figueiroa) apresentaram seus serviços e projetos recentes.

O Sr. Pierre Dussaud, Diretor da SNEF para a América Latina, apresentou o lançamento de uma usina de biomassa de 3 MW (capacidade bruta, 2,3 MW efetivos) em Saint-Georges-de-l’Oiapoque, tornando o município francês o primeiro a depender 100% da geração de biomassa na França. Esse projeto tem a particularidade de ter sido liderado pela SNEF a partir de sua subsidiária brasileira e permitiu a exportação de equipamentos produzidos no Brasil (caldeira, gerador, turbina e sistema de transporte de madeira) para a Guiana Francesa por meio da ponte de Oiapoque (primeiras transações comerciais bilaterais).

Antes do encerramento da reunião, a equipe da Business France no Brasil, representada pela Sra. Adriana Braga, apresentou o Booster Energie Cleantech. Trata-se de um programa de aceleração – 100% virtual – para as atividades das empresas francesas dos setores de eletricidade e energia renovável no Brasil.