A reunião de 25 de maio de 2022 foi uma oportunidade para apresentar aos membros do Clube Cidades Sustentáveis o projeto de Observatório Metropolitano de Mobilidade Urbana em São Paulo (OMMU-SP), atualmente em desenvolvimento.

Luiz Antonio Cortez Ferreira, Chefe de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô SP, detalhou a gênese, o contexto e o desenvolvimento – atualmente em andamento – do Observatório Metropolitano da Mobilidade Urbana em São Paulo (OMMU-SP). O observatório representa uma articulação institucional entre as entidades que geram dados e informações relevantes sobre mobilidade na região metropolitana de São Paulo, visando organizar e oferecer um conjunto de indicadores, de pesquisas e de estudos diversos, a fim de contribuir para a melhoria das políticas públicas de mobilidade e qualidade de vida nos 39 municípios que compõem a metrópole. Este observatório poderia constituir um objeto estratégico de conhecimento e desenvolvimento da mobilidade sustentável, apoiando a implantação de serviços públicos e privados neste campo.

Até o presente momento, aderiram à parceria da OMMU-SP: a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM), a Secretaria de Mobilidade e de Trânsito do Município de São Paulo (SMT), a Companhia Metropolitana de Trens (CPTM), a Companhia Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Companhia Metropolitana de São Paulo (Métrô SP), São Paulo Transporte S/A (SpTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Centro Universitário FEI, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A reunião se encerrou com um momento de perguntas e respostas e debate, em particular com os membros do Clube Cidades Sustentáveis, agentes de transporte e mobilidade urbana, além de outris participantes de diversos setores, tais como indústria, engenharia, operação de concessões, serviços digitais ou físicos, dados, financiamento, etc.