No dia 28 de junho de 2022, o Clube Cidades Sustentáveis no Brasil se reuniu em um formato híbrido para discutir o tema “Mobilidade urbana de baixo carbono. Projetos de trens e metro, notícias e visões”.

A sessão começou com a apresentação dos estudos de viabilidade relacionados ao desenvolvimento de uma linha VLT no município de Niterói (Estado do Rio de Janeiro), tendo se beneficiado do financiamento FASEP, no âmbito de um acordo com a CAF. O resumo proposto por Etienne Lhommet e Bruno Maximino, da empresa de estudos e consultoria Des Villes et Des Hommes (DVDH), foi completado com algumas palavras sobre os estudos de pré-viabilidade a serem realizados para as cidades de Guarulhos e Recife (financiamento do KfW).

Em seguida, Eric Farcette, representando o grupo Alstom, tomou a palavra para falar sobre as novidades e projetos da empresa no Brasil. Em particular, ele compartilhou sua visão sobre o desenvolvimento da mobilidade urbana de baixo carbono no Brasil, assim como os desafios que o acompanham. Vincent Mastio também falou, em nome da Transdev, e apresentou, um ano e meio após a instalação da empresa no Brasil, as novidades, desafios e visão da Transdev no campo da mobilidade urbana brasileira. Esta foi uma oportunidade para rever, entre outras coisas, o projeto PPP (parceria público-privada) para a linha 6 do metrô de São Paulo, que está sendo implementado atualmente.

Esta reunião foi também uma oportunidade para saudar e agradecer calorosamente ao Sr. Jean-Emmanuel Seixas, Presidente do Clube Cidades Sustentáveis, desde sua criação em 2018, que estava deixando seu cargo na América Latina para continuar sua carreira profissional com a EGIS na França.